Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
NTE Porto Nacional – TO
Turma da professora Elisângela dos Santos Menezes
Cursista: Maria Gorete Rodrigues Vieira
PLANO DE AULA
Autor(a): Maria Gorete Rodrigues Vieira
Instituição: Esc Est Prof Maria Escolástica P. Brito
Porto Nacional - TO
Assunto: Bullying
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Saber o significado do fenômeno Bullying, diferenciá-lo de brincadeiras típicas de crianças e adolescentes, alertar para os riscos que esta prática pode desencadear e identificar possíveis casos na comunidade escolar assim como apontar propostas para se evitar o Bullying na comunidade escolar.
Duração das atividades
Duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Dispensa a necessidade de conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Palavra chave: Aula Interativa, Bullying, combater, riscos, vídeos.
Estratégias e recursos da aula
Aula interativa, vídeos, Internet, projetor multimídia
O professor deverá escrever no quadro a palavra BULLYING ou uma figura (sugestão abaixo) disponível em: http://cidadextreme.wordpress.com/2008/03/31/bullyng-precisamos-combater-esse-ato-de-%E2%80%9Cpoder%E2%80%9D/
Dispor os alunos em semicírculo, distribuir um pedaço de papel para cada aluno e perguntar o que eles entendem por este assunto. Solicitar que descrevam sua opinião com uma frase no papel distribuído. O professor deverá tranqüilizar os alunos no sentido de expressarem o seu entendimento sem medo de errar.
Finalizada esta etapa, promover um breve debate com as respostas dos alunos. Ao terminar as apresentações o professor deverá instigar os alunos a conferir seus conhecimentos a respeito apresentando através de um vídeo denominado Bullying e o mal que causa (Versão lenta para escolas) de 8 minutos e 58 segundos disponível em:
YouTube - Bullying e o mal que causa (Versão lenta para escolas)
• Após exibição do vídeo, abrir um pequeno debate com os alunos indagando questões como:
• Gostaram do vídeo?
• Seus conhecimentos prévios estavam corretos?
• Compreenderam bem o significado de Bullying e conseguem diferenciá-lo de uma brincadeira comum?
• Conhecem alguém que já sofreu ou sofre Bullying? Etc.
• Apresentar parte da reportagem Bullying - Altas Horas disponível em:
YouTube - Bullying ''FELIPE'' Altas Horas.wmv
• Orientar aos alunos que conversem com seus pais sobre o assunto e apresentar casos já divulgados no Brasil através de outra Matéria sobre Bullying - Altas Horas - 01/05/2010 –
YouTube - Matéria sobre Bullying - Altas Horas - 01/05/2010
• De que forma poderemos contribuir para evitar o Bullying na nossa escola?
• Ouvir as sugestões dos alunos e dinamizar a prática de acordo com as sugestões dos alunos.
• Atividade prática .
Recursos Complementares
Bullying - Wikipédia, a enciclopédia livre
Bullying
http://www.observatoriodainfancia.com.br/favicon.ico
http://revistaescola.abril.com.br/favicon.ico
Tudo sobre Bullying | Criança e Adolescente | Nova Escola
YouTube - o que é bullying / bullying nas escolas
http://cidadextreme.files.wordpress.com/2008/03/about_bullying.jpg
YouTube - Cyberbullying - por que machuca tanto?
YouTube - Bullying ''FELIPE'' Altas Horas.wmv
YouTube - Matéria sobre Bullying - Altas Horas - 01/05/2010
Portal do Professor
Orientações ao professor
• É importante que o professor estude antecipadamente sobre o assunto para melhor interagir com os alunos.
• Esclarecer para os alunos que o disparador para compreensão e debates da temática em discussão será recursos digitais, apresentados em pequenos vídeos disponíveis na Internet.
• Na ausência de sugestões dos alunos sobre como contribuir para evitar o Bullying na escola? O professor deverá propor ações coletivas como: A elaboração de cartazes, palestras para a comunidade, encenação com a temática, etc.
• Propicie um clima harmonioso de cooperação estabelecendo “combinados” na turma, para que cada participante tenha o direito de se expressar e de ser ouvido.
• Desafie o aluno a pensar sobre as questões em pauta e a emitir suas opiniões a respeito gerando o debate.
• Estimule os alunos a lerem sobre o tema e trocarem suas impressões no cotidiano
para que a temática não seja apenas a aula do momento, mas um problema que atinge a humanidade e vem crescendo a cada dia e precisamos adotar uma postura de combate.
Avaliação
A avaliação será realizada de acordo o envolvimento dos alunos com ênfase na oralidade, na interpretação de imagens, na capacidade de demonstrar compreensão e atribuir sentido a textos oral e escrito com posicionamento crítico como agente social e produtor de cultura.
O professor terá capacidade de avaliar o que o aluno já sabia e o que ele aprendeu partindo da motivação inicial ao perguntar o que eles entendem sobre o assunto, ao solicitar que descrevessem seu entendimento, as opiniões e debates até o processo final com sugestões para combater o Bullying.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)
Planejando atividade com Hipertexto ou Internet
Sub-tema: Hipertexto ou Internet
Estamos finalizando o Módulo II do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
A atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, consiste na elaboração de um Plano de Aula aplicando esses recursos e na aplicação do referido plano.
Eu viajei com a proposta. Desejei fazer um plano de aula interdisciplinar, acho mesmo multidisciplinar, para executá-lo com a equipe de professores da minha escola, com o objetivo de torná-los multiplicadores e conhecedores de novas possibilidades para planejar aulas atrativas e eficazes.
É fato que na nossa escola os alunos ainda não têm a disponibilidade de acesso à rede mundial de computadores. Daí o desafio é maior.
Pensando na proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, optei por desenvolver um plano que possa contribuir nesse sentido.
Apostei na exibição de filme de Jorge Furtado – Ilha das Flores – um documentário curta-metragem que é referência nas reflexões sobre como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos, justapondo a uma poesia de Manuel Bandeira – O Bicho. Essa dobradinha promete muita discussão e como resultado um material riquíssimo para nossos alunos.
Preparei o plano de aula, utilizando um computador conectado à Internet, um projetor multimídia (data-show), uma caixa de som amplificada e um telão.
No entanto, o plano está pronto, testei os recursos, inclusive os hiperlinks, mas ainda não o apliquei. Tive bons motivos para não realizá-lo ainda, como: O congresso Pensar de 19 a 22/05 em Palmas e o Encontro de Coordenadores Pedagógicos 25 e 26/07 na DRE, foram dias imperdíveis! Sobremaneira que ficou para a próxima semana.
Da forma como está planejado espero assessorar nossa equipe de professores com a utilização de recursos computacionais. Pena que não tenho os resultados da atividade para postar em tempo hábil. Vale a pena esperar um pouco.
Maria Gorete R. Vieira