Quem sou como professor e aprendiz?
Eu, como professora e aprendiz, não há muita diferença. Pois, acredito que ser professor é destinar-se a ser um eterno aprendiz. Ainda que os conteúdos da(s) disciplina(s) por si ministrada(s), não passassem por atualizações, só o fato de conviver com varias gerações de pessoas a cada ano, já é suficiente para estar sempre em aprendizagem.
São novas relações, há valores e costumes diferentes daqueles, com os quais fui educada na minha geração. Isso, porém não é entrave para que eu não me transporte para a geração do meu aluno, no sentido de compreendê-lo, ouvi-lo, sonhar e aprender juntamente com ele. É bom trocar ideias com os alunos, principalmente quando envolve os recursos tecnológicos, audiovisuais, etc. Eles têm muita facilidade em lidar com qualquer objeto eletrônico digital. A interação é muito boa e destemida. Só pra fazer um paralelo, ainda encontramos colegas de trabalho com resistência no manuseio de tecnologias como o computador, câmeras digitais, copiadoras, projetores multimídia, etc., por medo de quebrar o aparelho. Isso não seria uma justificativa para o próprio medo de mudar, medo de aprender, medo de admitir que não sabe?
Portanto, ser professor e aprendiz é entender-se como uma pessoa em formação, com capacidade para aprender sempre mais e melhor e socializar essas aprendizagens com cada pessoa no seu meio.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Planejando atividade com Hipertexto ou Internet
Sub-tema: Hipertexto ou Internet
Estamos finalizando o Módulo II do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
A atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, consiste na elaboração de um Plano de Aula aplicando esses recursos e na aplicação do referido plano.
Eu viajei com a proposta. Desejei fazer um plano de aula interdisciplinar, acho mesmo multidisciplinar, para executá-lo com a equipe de professores da minha escola, com o objetivo de torná-los multiplicadores e conhecedores de novas possibilidades para planejar aulas atrativas e eficazes.
É fato que na nossa escola os alunos ainda não têm a disponibilidade de acesso à rede mundial de computadores. Daí o desafio é maior.
Pensando na proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, optei por desenvolver um plano que possa contribuir nesse sentido.
Apostei na exibição de filme de Jorge Furtado – Ilha das Flores – um documentário curta-metragem que é referência nas reflexões sobre como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos, justapondo a uma poesia de Manuel Bandeira – O Bicho. Essa dobradinha promete muita discussão e como resultado um material riquíssimo para nossos alunos.
Preparei o plano de aula, utilizando um computador conectado à Internet, um projetor multimídia (data-show), uma caixa de som amplificada e um telão.
No entanto, o plano está pronto, testei os recursos, inclusive os hiperlinks, mas ainda não o apliquei. Tive bons motivos para não realizá-lo ainda, como: O congresso Pensar de 19 a 22/05 em Palmas e o Encontro de Coordenadores Pedagógicos 25 e 26/07 na DRE, foram dias imperdíveis! Sobremaneira que ficou para a próxima semana.
Da forma como está planejado espero assessorar nossa equipe de professores com a utilização de recursos computacionais. Pena que não tenho os resultados da atividade para postar em tempo hábil. Vale a pena esperar um pouco.
Maria Gorete R. Vieira
Gorete, gostei muito das suas colocações e também vejo que o aprendizado é contínuo,e que não somos sabedores de tudo, sempre há algo para se conhecer e aprender.
ResponderExcluir