Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reflexão sobre Atividade 2


Tema: Plano de Aula
Subtema: Utilizando Mídia Digital – DVD Escola

Olá colegas!
Eu aproveitei a proposta desta atividade para planejar uma Oficina sobre Sólidos Geométricos na disciplina de Matemática, que está prevista no plano de ações do PDE-Escola, para os alunos do 7º ano.
Eu escolhi o vídeo Os Sólidos de Platão - Mão na Forma (eps. 1), parte de uma série disponível em DVDescola – Matemática (nº 21) da TVescola, constante no acervo da UE e também online em: http://www.youtube.com/watch?v=LZJuHYcEi-A&feature=related
Por enquanto, a única ação realizada com os alunos, foi comunicá-los que a Oficina será realizada por mim no segundo semestre, preferencialmente quando da Formação continuada de Professores e adiantei o nome da ação que é Oficina sem pé nem cabeça, que figura! Causou espanto, risos e acharam que é uma brincadeira ou pegadinha, mas ficaram curiosos!
Assim, vocês também aguardem aqui no blog o resultado da oficina. Vamos para as férias, arejar um pouco e no II Semestre eu volto pra comentar como foi. E não esqueçam de fazer comentários. Sugestões para melhorar são bem-vindas afinal, aqui é um ambiente de ensino e principalmente de APRENDIZAGEM.

Obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet




Sub-tema: Hipertexto ou Internet





Estamos finalizando o Módulo II do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

A atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, consiste na elaboração de um Plano de Aula aplicando esses recursos e na aplicação do referido plano.

Eu viajei com a proposta. Desejei fazer um plano de aula interdisciplinar, acho mesmo multidisciplinar, para executá-lo com a equipe de professores da minha escola, com o objetivo de torná-los multiplicadores e conhecedores de novas possibilidades para planejar aulas atrativas e eficazes.

É fato que na nossa escola os alunos ainda não têm a disponibilidade de acesso à rede mundial de computadores. Daí o desafio é maior.

Pensando na proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, optei por desenvolver um plano que possa contribuir nesse sentido.

Apostei na exibição de filme de Jorge Furtado – Ilha das Flores – um documentário curta-metragem que é referência nas reflexões sobre como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos, justapondo a uma poesia de Manuel Bandeira – O Bicho. Essa dobradinha promete muita discussão e como resultado um material riquíssimo para nossos alunos.

Preparei o plano de aula, utilizando um computador conectado à Internet, um projetor multimídia (data-show), uma caixa de som amplificada e um telão.

No entanto, o plano está pronto, testei os recursos, inclusive os hiperlinks, mas ainda não o apliquei. Tive bons motivos para não realizá-lo ainda, como: O congresso Pensar de 19 a 22/05 em Palmas e o Encontro de Coordenadores Pedagógicos 25 e 26/07 na DRE, foram dias imperdíveis! Sobremaneira que ficou para a próxima semana.

Da forma como está planejado espero assessorar nossa equipe de professores com a utilização de recursos computacionais. Pena que não tenho os resultados da atividade para postar em tempo hábil. Vale a pena esperar um pouco.

Maria Gorete R. Vieira











Quem sou eu

Minha foto
Porto Nacional, Tocantins, Brazil