Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reflexão sobre Atividade 3 - Módulo III

Plano de Aula – Autoria de objeto Hipermídia (Atividade 3 – Mód: III))


De acordo com as orientações do módulo para a atividade 03, eu escolhi a seguinte sugestão de plano de aula:

Gráficos no Excel na aula de Matemática
Disciplina: Matemática
Eixo: Tratamento da Informação
Sequência didática de Matemática sobre realização de gráficos no programa Excel para turmas de 6º e 7º ano
Objetivo: Produzir, analisar e comparar gráficos em computador.
Conteúdos: Coleta e organização de dados. - Recursos visuais (gráficos e tabelas) para sintetizar informações. Vídeo escolhido: Criando Gráficos no Excel - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lDBNeXz9F4o&feature=related

Como eu deveria escolher um plano na área de atuação e estou fora da sala de aula, fui para a área de formação.
Para aplicá-lo na nossa escola é preciso fazer alguns ajustes, por exemplo: como não há computadores para os alunos, vamos primeiramente coletar os dados e a tabulação para gerar os gráficos iremos realizá-la em sala com auxílio de um notebook e data-show para projetarmos os dados e construir os gráficos. Posteriormente, agendar com os grupos momentos individuais para tirar dúvidas. Os resultados são parciais. Só realizamos a medição das alturas dos alunos do 7º ano, com uma escala fixada na parede(2m), cada aluno encostava na parede e outro anotava a medida alcançada. Iremos dar continuidade no II semestre, portanto aguardem aqui no blog os relatos das aprendizagens com esta atividade. Eu acredito que vai sacudir nossos alunos para uma aula de matemática viva, interessante, significativa com recursos de hipermídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet




Sub-tema: Hipertexto ou Internet





Estamos finalizando o Módulo II do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

A atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, consiste na elaboração de um Plano de Aula aplicando esses recursos e na aplicação do referido plano.

Eu viajei com a proposta. Desejei fazer um plano de aula interdisciplinar, acho mesmo multidisciplinar, para executá-lo com a equipe de professores da minha escola, com o objetivo de torná-los multiplicadores e conhecedores de novas possibilidades para planejar aulas atrativas e eficazes.

É fato que na nossa escola os alunos ainda não têm a disponibilidade de acesso à rede mundial de computadores. Daí o desafio é maior.

Pensando na proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, optei por desenvolver um plano que possa contribuir nesse sentido.

Apostei na exibição de filme de Jorge Furtado – Ilha das Flores – um documentário curta-metragem que é referência nas reflexões sobre como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos, justapondo a uma poesia de Manuel Bandeira – O Bicho. Essa dobradinha promete muita discussão e como resultado um material riquíssimo para nossos alunos.

Preparei o plano de aula, utilizando um computador conectado à Internet, um projetor multimídia (data-show), uma caixa de som amplificada e um telão.

No entanto, o plano está pronto, testei os recursos, inclusive os hiperlinks, mas ainda não o apliquei. Tive bons motivos para não realizá-lo ainda, como: O congresso Pensar de 19 a 22/05 em Palmas e o Encontro de Coordenadores Pedagógicos 25 e 26/07 na DRE, foram dias imperdíveis! Sobremaneira que ficou para a próxima semana.

Da forma como está planejado espero assessorar nossa equipe de professores com a utilização de recursos computacionais. Pena que não tenho os resultados da atividade para postar em tempo hábil. Vale a pena esperar um pouco.

Maria Gorete R. Vieira











Quem sou eu

Minha foto
Porto Nacional, Tocantins, Brazil