Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Memorial Reflexivo


Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
NTE Porto Nacional – TO
Turma da professora Elisângela dos Santos Menezes
Cursista: Maria Gorete Rodrigues Vieira


Quando começamos o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - em abril deste ano, colocávamos nossas expectativas em relação ao curso. Agora, ao concluí-lo com o seu quarto módulo, posso dizer que ele foi alem do que eu esperava. É fato que eu já tinha uma certa experiência com tecnologias voltadas para a educação, mas sempre aprendemos algo novo quando nos dispomos a investigar e estudar mais.
Foram aprendizados muitos significativos, em termos práticos como a criação de blog, uma melhor compreensão de hipertexto e aplicação de hiperlinks, produzir materiais em slides e logar no google docs para gerar o HTML para postagens virtuais e mais familiaridade com as interações através dos fóruns e blogs dos colegas. E o material de estudo nos ofereceu boas leituras sobre mídias digitais e outra aprendizagem importante foi a percepção acerca da defasagem do currículo escolar que não está conseguindo acompanhar a evolução tecnológica. Acredito que cada participante entendeu melhor o assunto e percebe a necessidade de mudanças urgentes.
A elaboração de planos de aula e publicação no portal do professor foi um fato interessante que possibilitou um novo olhar para o modo de se planejar aulas mais significativas para os nossos alunos.
É claro que tivemos dificuldades com algumas atividades do curso. Afinal, tínhamos os prazos preestabelecidos para cada atividade e conciliar com a rotina de trabalho da escola foi um desafio superado graças a facilidade do curso ser, na sua maior parte, on line. Isso possibilitou uma melhor administração do tempo. Geralmente, desenvolvi minhas atividades em casa à noite, de modo tranqüilo e sem interrupção.
Durante a realização de atividades como na preparação de slides foi muito legal. A atividade pedia para produzir uma animação utilizando textos e poucas imagens, usando transição de slides modo automática, dispor a velocidade com tempo zero segundo. Cheguei a comentar no fórum que não entendi. Só depois de ver o resultado da postagem no blog, pude ver o efeito e o compreendi. Aliás, esta parte foi muito interessante. Eu não conseguia trabalhar com o programa slide share. Foi um problema. Fui ao NTE – Porto Nacional, procurei a nossa tutora Elizangela e comentei o que estava acontecendo. Então ela me sugeriu o google docs (que até então eu não tinha nenhuma familiaridade). Fiquei encantada! Sai de lá como uma criança que ganha um brinquedo. O problema foi superado.
A verdade é que depois de se fazer o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, não dá mais para ficar na mesmice na rotina da escola. Pelo menos eu sinto um desconforto em não poder aplicar imediatamente o pouco que eu experimentei. Mesmo assim, comentando com os colegas, percebo que alguns começam a querer melhorar um pouco e aproveito esses momentos para sugerir, principalmente a questão dos vídeos da TV-Escola que estão no acervo da escola e a utilização ainda é muito limitada e não depende de ter um laboratório de informática para se utilizar. Sinto-me mais segura para orientar um planejamento utilizando os vídeos.
Confesso que após o curso não me sinto preparada para criar um grupo de estudo on line, um fórum, um Chat para interagir virtualmente. Também acho que este não era o objetivo do curso e sim de mostrar as possibilidades das Tecnologias na Educação – que nos permite ensinar aprendendo com revisão constante. Mas, de certa forma, sou uma defensora da utilização de recursos tecnológicos em sala de aula. Desde que ingressei na educação tenho o computador como meu maior aliado. Eu não imagino o meu trabalho sem um computador para auxiliar-me nos mais diferentes tipos de atividades.
A minha sugestão para melhoria da educação em nosso meio com o uso das tecnologias, é que este curso possa fazer parte de um projeto de formação continuada para todos os professores, diretores, coordenadores pedagógicos e assessores do currículo da rede estadual. Acredito que num trabalho conjunto possamos encontrar propostas significativas para a tão almejada adequação do currículo para proporcionar uma educação de qualidade, como ao discutirmos o vídeo de Ladislau Dowbor que deixou claro que a nossa geração de professores não está preparada para promover e absorver as mudanças necessárias na escola em médio prazo. Tão pouco dominar as tecnologias e incorporá-las como ferramentas pedagógicas na aquisição do conhecimento. Prescinde de uma política de capacitação de professores que promova a mudança de paradigmas na educação.

Porto Nacional, 27 de setembro de 2010
Maria Gorete Rodrigues Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet




Sub-tema: Hipertexto ou Internet





Estamos finalizando o Módulo II do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

A atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, consiste na elaboração de um Plano de Aula aplicando esses recursos e na aplicação do referido plano.

Eu viajei com a proposta. Desejei fazer um plano de aula interdisciplinar, acho mesmo multidisciplinar, para executá-lo com a equipe de professores da minha escola, com o objetivo de torná-los multiplicadores e conhecedores de novas possibilidades para planejar aulas atrativas e eficazes.

É fato que na nossa escola os alunos ainda não têm a disponibilidade de acesso à rede mundial de computadores. Daí o desafio é maior.

Pensando na proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, optei por desenvolver um plano que possa contribuir nesse sentido.

Apostei na exibição de filme de Jorge Furtado – Ilha das Flores – um documentário curta-metragem que é referência nas reflexões sobre como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos, justapondo a uma poesia de Manuel Bandeira – O Bicho. Essa dobradinha promete muita discussão e como resultado um material riquíssimo para nossos alunos.

Preparei o plano de aula, utilizando um computador conectado à Internet, um projetor multimídia (data-show), uma caixa de som amplificada e um telão.

No entanto, o plano está pronto, testei os recursos, inclusive os hiperlinks, mas ainda não o apliquei. Tive bons motivos para não realizá-lo ainda, como: O congresso Pensar de 19 a 22/05 em Palmas e o Encontro de Coordenadores Pedagógicos 25 e 26/07 na DRE, foram dias imperdíveis! Sobremaneira que ficou para a próxima semana.

Da forma como está planejado espero assessorar nossa equipe de professores com a utilização de recursos computacionais. Pena que não tenho os resultados da atividade para postar em tempo hábil. Vale a pena esperar um pouco.

Maria Gorete R. Vieira











Quem sou eu

Minha foto
Porto Nacional, Tocantins, Brazil