Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de maio de 2010

HIPERTEXTO

Após a navegação na página http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto, achei muito interessante o HIPERTEXTO. É um recurso computacional que possibilita ampliar a informação sobre um determinado assunto de forma interativa dando mais velocidade e praticidade a informação.
Na prática, utilizando o computador, podemos escrever um texto de forma linear como de costume, porém utilizando o hiperlink agregar outros conjuntos de informações complementares que pode ser em forma de texto, imagens, vídeos, gráficos, ou seja, interliga dados para que possamos explorá-los de acordo com o desejo de maior compreensão e assimilação de conhecimentos.
É muito prático explorar um produto textual onde além de se ler, temos a comodidade de acessar outros ambientes e informações sem perda de tempo. O Hipertexto quebra a linearidade, a hierarquia de princípio meio e fim do texto, permitindo-nos interagir e explorar sem fronteiras. Transportamo-nos da leitura as imagens, falas, outros sites, enfim, toda sorte de interligações que o espaço digital nos permite.
Durante a leitura do texto e acesso aos hiperlinks, gostei em especial do link “carece de fontes”. Foi um aprendizado significativo, pois pequenos detalhes assim são esclarecedores sobre citações.
Enquanto profissional da educação reconheço esse formato digital como um bom aliado no processo de ensino e aprendizagem. A curiosidade e o interesse do aluno é fator determinante no seu potencial com a aquisição de conhecimentos, uma vez que o ambiente informatizado é prazeroso, lúdico e motivador. Exige, portanto do professor uma mediação eficiente para não banalizar a pesquisa ou se perder na seleção das informações.
Tomara que esse recurso digital não demore tanto a chegar em todas as escolas. É um paradoxo as crianças nascidas na era digital ainda se privarem desse acesso nas escolas.

3 comentários:

  1. "Hipertexto quebra a linearidade, a hierarquia de princípio meio e fim do texto, permitindo-nos interagir e explorar sem fronteiras."
    E talvez essa quebra lenear é que o faz tão interessante e dinâmico.
    Amei seu blog e seu texto.
    Sucessos

    ResponderExcluir
  2. Gorete, vc esta cada vez mais surpreendendo, adorei seu blog, e gostei muito de ver nele a sua escola, nossa muito legal... Li seu texto e pude perceber o quanto os links podem facilitar nossas informações e nossas descobertas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi professora,
    É interessante essa história de hiperlink. O curso está nos instigando a pesquisa e ao conhecimento. Fiquei curiosa com esse“carece de fontes” e fui a pesquisa. Muito interessante. Descobri que é um tipo de marcação para texto sem referencia.
    abraços.

    ResponderExcluir

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet




Sub-tema: Hipertexto ou Internet





Estamos finalizando o Módulo II do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

A atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, consiste na elaboração de um Plano de Aula aplicando esses recursos e na aplicação do referido plano.

Eu viajei com a proposta. Desejei fazer um plano de aula interdisciplinar, acho mesmo multidisciplinar, para executá-lo com a equipe de professores da minha escola, com o objetivo de torná-los multiplicadores e conhecedores de novas possibilidades para planejar aulas atrativas e eficazes.

É fato que na nossa escola os alunos ainda não têm a disponibilidade de acesso à rede mundial de computadores. Daí o desafio é maior.

Pensando na proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, optei por desenvolver um plano que possa contribuir nesse sentido.

Apostei na exibição de filme de Jorge Furtado – Ilha das Flores – um documentário curta-metragem que é referência nas reflexões sobre como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos, justapondo a uma poesia de Manuel Bandeira – O Bicho. Essa dobradinha promete muita discussão e como resultado um material riquíssimo para nossos alunos.

Preparei o plano de aula, utilizando um computador conectado à Internet, um projetor multimídia (data-show), uma caixa de som amplificada e um telão.

No entanto, o plano está pronto, testei os recursos, inclusive os hiperlinks, mas ainda não o apliquei. Tive bons motivos para não realizá-lo ainda, como: O congresso Pensar de 19 a 22/05 em Palmas e o Encontro de Coordenadores Pedagógicos 25 e 26/07 na DRE, foram dias imperdíveis! Sobremaneira que ficou para a próxima semana.

Da forma como está planejado espero assessorar nossa equipe de professores com a utilização de recursos computacionais. Pena que não tenho os resultados da atividade para postar em tempo hábil. Vale a pena esperar um pouco.

Maria Gorete R. Vieira











Quem sou eu

Minha foto
Porto Nacional, Tocantins, Brazil