Powered By Blogger

domingo, 30 de maio de 2010

PLANO DE AULA _ATIVIDADE 4

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Turma da Professora: Elisângela dos Santos Menezes
Aluna: Maria Gorete Rodrigues Vieira
NTE Porto Nacional - 2010

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Interdisciplinar (Temas transversais ) ANO: Turma de Professores (Formação Continuada em serviço)
Turma: única Turno: Matutino
Planejamento de Aula Data: 27/05/ 2010 (02 aulas)

OBJETIVO DA AULA: Apresentar a equipe de professores do 6º ao 9º ano uma proposta didática capaz de provocar a reflexão a respeito da qualidade de vida em uma sociedade capitalista; sobre a alimentação no mundo moderno; sobre o domínio do tempo e uma boa alimentação; Discussão sobre Alimentação x custo x qualidade; Garantir o exercício e a tomada de consciência a respeito de qualidade de vida, saúde e meio ambiente e saneamento básico; Ampliar o repertório,etc.
EIXO NORTEADOR: Meio Ambiente/Paisagem/Ser Humano e Saúde/Tecnologia e Sociedade/Relações Sociais
COMPETÊNCIA(S): Compreender a organização e produção do espaço geográfico mundial, identificando interesses e as potencialidades dos blocos econômicos os principais fatores de inclusão e exclusão nos fluxos de globalização; Ser capaz de adotar atitudes de Promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva, utilizando-se das informações sobre o organismo humano; Reconhecer fatores externos do corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio, e para a preservação de doenças comuns em sua comunidade; ter atitude crítica diante dos diferentes estágios de manifestação de poder referente a terra e a propriedade nas sociedades ocidentais.
HABILIDADE(S): perceber que os impactos ambientais locais são resultantes de vários impactos localizados, principalmente nos paises desenvolvidos;
Conhecer a importância do saneamento básico para a promoção da saúde; Analisar as conseqüências das desigualdades econômicas entre os diferentes povos.
CONTEÚDO(S): Os problemas ambientais em escala mundial; Desenvolvimento sustentável, Saneamento básico; Diferentes olhares sobre as desigualdades econômicas entre os povos, etc.

METODOLOGIAS:

Legenda

(1.9)
(2.2)
(2.4)
(3.1)
(4,2)
(4.4)
Outras:
Legenda 1

1.9 Aula interdisciplinar Legenda 2
2.2 Atividades escritas: individual ou em grupo
2.4 Atividades de pesquisas: biblioteca; internet; sala de aula

Legenda 3
3.1 Elaborações de atividades em grupo
Legenda 4
4.2 Produção de texto escrito coletivo



Situação Didática: Descrição detalhada da metodologia, indicando quando necessário nome dos livros, nº. das páginas dos livros; nome dos jogos utilizados; nome das músicas (relatar se a letra será distribuída na turma ou projetada); etc.
Local da aula: Sala de professores porque a escola não possui Labin. Conectar o projetor multimídia no computador da sala dos professores que possui acesso a Internet, acoplar caixa de som, exibir no telão.
Iniciar a aula explanando os objetivos de uma atividade interdisciplinar com otimização do tempo. Primeiro momento aguçar o interesse dos participantes através da leitura de um texto (poesia) virtual (no data-show): O Bicho de Manuel Bandeira(30 segundos). Pedir aos participantes que internalizem a mensagem para confrontar com o vídeo Ilha das Flores (13minutos). Indagar os participantes se tem conhecimento do conteúdo do filme e quais as suas expectativas. Exibir o filme.Após a leitura da poesia e assistir ao vídeo, gerar grupo de discussões sobre os pontos relevantes do filme. Fazer uma reflexão entre os dois contextos apresentados, sobre a semelhança com o cotidiano da sociedade; Levantar ações que possam viabilizar uma mudança de postura ,cultura. Questionar: è possível trabalhar essa proposta em qualquer disciplina e em qualquer turma? Dispor 20 minutos para o grupo apresentar propostas de como trabalhar o material apresentado com os alunos do 6º ao 9º ano. Em seguida apresentar as propostas em plenária. Elaborar Planos de Aulas para aplicar em sala. Avaliar o material produzido coletivamente. Viabilizar a aplicação dos planos em sala de aula.
Tempo estimado: 02 horas.
RECURSOS:
Legenda

(3.4)
(3.6)
(6.2)
(6.4)
(7.1)
Outros:
Filme utilizado: Ilha das Flores Legenda 3 – DIVERSIFICADO AUDITIVO
3.4 Computador
3.6 Caixa de som
Legenda 6 – MANIPULADO
6.2 Projetor Multimídia
6.4 Extensão
Legenda 7 – OUTROS

(7.1) telão
AVALIAÇÃO:
Legenda 2: ( 2.1)
Legenda 3 ( 3.1 )
Outras: Elaboração de planos de aulas para aplicar com os alunos.
Legenda 2 Trabalhos (individual ou grupo)
2.1 Debate
Legenda 3 Caderno de Registro

3.1. registro de atividade
Observar os aspectos qualitativos (participação nas atividades; participação nas discussões; pontualidade na entrega dos trabalhos) na realização da avaliação contínua. Esses aspectos deverão ser considerados na avaliação global do aluno, mas os mesmos não deverão ser quantificados.

REFERÊNCIAS:
Referencial Curricular Ensino Fundamental Estado do Tocantins – 2009 (Material impresso).
Texto: O Bicho – Gênero poesia – Manuel Bandeira
Filme: Ilha das Flores - curta-metragem brasileiro - gênero documentário - escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989 - produção da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Sites/páginas acessadas:

http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno11-04.html
http://www.encantosepaixoes.com.br/poesia3849.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_das_Flores_(curta)
http://www.youtube.com/results?search_query=ilha+das+flores&aq=f
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=647&Exib=2769
Vídeo curta-metragem: Ilha das Flores - Direção/Produção: Jorge Furtado – Brasil (1986) Duração: 13min

2 comentários:

  1. Gorete,
    Gostei muito da forma como você planejou esta atividade, pois foi realmente voltada para a sua prática enquanto coordenadora pedagógica.Acredito que renderá bons frutos com os professores e alunos.Sucessos e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Aldizia, Obrigada por comentar meu blog

    ResponderExcluir

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet




Sub-tema: Hipertexto ou Internet





Estamos finalizando o Módulo II do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

A atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, consiste na elaboração de um Plano de Aula aplicando esses recursos e na aplicação do referido plano.

Eu viajei com a proposta. Desejei fazer um plano de aula interdisciplinar, acho mesmo multidisciplinar, para executá-lo com a equipe de professores da minha escola, com o objetivo de torná-los multiplicadores e conhecedores de novas possibilidades para planejar aulas atrativas e eficazes.

É fato que na nossa escola os alunos ainda não têm a disponibilidade de acesso à rede mundial de computadores. Daí o desafio é maior.

Pensando na proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho, optei por desenvolver um plano que possa contribuir nesse sentido.

Apostei na exibição de filme de Jorge Furtado – Ilha das Flores – um documentário curta-metragem que é referência nas reflexões sobre como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos, justapondo a uma poesia de Manuel Bandeira – O Bicho. Essa dobradinha promete muita discussão e como resultado um material riquíssimo para nossos alunos.

Preparei o plano de aula, utilizando um computador conectado à Internet, um projetor multimídia (data-show), uma caixa de som amplificada e um telão.

No entanto, o plano está pronto, testei os recursos, inclusive os hiperlinks, mas ainda não o apliquei. Tive bons motivos para não realizá-lo ainda, como: O congresso Pensar de 19 a 22/05 em Palmas e o Encontro de Coordenadores Pedagógicos 25 e 26/07 na DRE, foram dias imperdíveis! Sobremaneira que ficou para a próxima semana.

Da forma como está planejado espero assessorar nossa equipe de professores com a utilização de recursos computacionais. Pena que não tenho os resultados da atividade para postar em tempo hábil. Vale a pena esperar um pouco.

Maria Gorete R. Vieira











Quem sou eu

Minha foto
Porto Nacional, Tocantins, Brazil